segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Um pouco mais de Coco Chanel

by Bia Voigt
                       Dando continuidade à história, em 1909 ano que Coco abre sua loja, a casa Chanel ( Chanel Modes), edifício de Paris onde burgueses e políticos franceses se encontram , La Coco supera suas vendas de chapéus.
                Em 1910, Coco Chanel observou nas mulheres de Paris o encantamento delas por suas vestimentas, o jeito simples de se vestir, com leveza feminina  e toque masculino. Nesse momento decidiu esboçar sua criatividade, dedicando-se à costura. Adquire então um novo imóvel onde faz suas criações.
               Coco passava suas idéias direto sobre os tecidos, dizia ela que era “roupa que deveria se acertar ao corpo, e não o corpo a ela”. Começou com roupas esportivas e confortáveis, seguiu com cortes retos e elegantes como camisaria, terno de três peças, vestido e saias.
Jérsey, cardigan, sapatos sem salto, bolsas com alça de corrente dourada e o tão ousado “vestidinho preto”, que na época era usado em noite de gala ou em momentos de luto, se tornou o “pretinho básico”, peça indispensável no guarda-roupa de qualquer mulher.
Passada a segunda guerra mundial, em 1954 retoma seus negócios na alta costura. Lança nova coleção em 1958. A Chanel apresenta inovações nas saias, em acessórios também com cachecóis. Jóias também fazem parte de sua grife.
       Coco Chanel um exemplo de liberdade, bem vestida sempre, mas naturalmente  elegante, e um detalhe que se tornou eterno: o “corte Chanel”, seu cabelo sempre curto deixando a nuca a mostra.
                  Aos 87 anos, ainda trabalhando em sua ultima coleção, deixa Paris para sempre. Em 10 de janeiro de 1971 Gabrielle Bonshur Chanel falece.
                      A Casa Chanel continuou inovando, agora assumida pelos empresários Alain Wertheimer e Gerard Wertheimer.
                    Moda não é só roupas , e sim  postura e elegância , como Coco Chanel deixou gravado na história!  


Fonte de pesquisa: Blog Mundo das Marcas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares